quinta-feira, fevereiro 22, 2024
Educação

Segunda Chamada PROUNI: Lista de Espera, Resultado

Os estudantes que não foram convocados na primeira chamada ainda terão chances de serem convocados para a segunda chamada Prouni 2023. Com esse programa é possível estudar em instituições privadas pagando menos. Veja como consultar a segunda chamada Prouni 2023.

Estudar no Brasil não é uma tarefa tão fácil assim, principalmente se a instituição de ensino for privada.

Infelizmente, as mensalidades cobradas nessas instituições costumam ser extremamente abusivas, reduzindo o alcance de estudantes.

Participar de programas como o Prouni 2023 é uma excelente chance de conseguir estudar nessas instituições pagando menos na mensalidade ou absolutamente nada – no caso dos bolsistas integrais.

Não ser aprovado na primeira chamada não pode ser sinônimo de desistência, pois essa aprovação pode acontecer na lista da 2ª chamada Prouni 2023.

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos, como também é conhecido o Prouni, foi criado em 2004 na gestão do então presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Seu principal objetivo é oferecer bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino privada para candidatos que não possuam renda para pagar as mensalidades.

Podem concorrer a uma dessas bolsas apenas os candidatos que não possuam diploma no Ensino Superior e que estejam dentro da faixa de renda familiar per capita exigida.

Para bolsas parciais deve-se possuir uma renda mensal per capita familiar de até 3 salários mínimos. Já para as bolsas integrais, a renda mensal per capita familiar deve ser de até 1 salário mínimo e meio.

Os estudantes que estão apreensivos pela segunda chamada Prouni 2023 obrigatoriamente devem cumprir os requisitos se quiserem usufruir da bolsa sem problemas.


O que é a segunda chamada Prouni?

A segunda chamada do Prouni ocorre depois da primeira chamada, etapa inicial do processo de seleção dos estudantes que foram aprovados.

Na primeira chamada, os estudantes que obtiveram uma maior pontuação no mesmo ano que realizaram o ENEM 2023 ou no ano anterior são convocados.

Esses estudantes devem comparecer na instituição escolhida e apresentar os documentos obrigatórios.

Muitos estudantes não conseguem apresentar as informações e documentos obrigatórios dentro do prazo estabelecido. É nessa hora que ocorre a segunda chamada.

A segunda chamada Prouni 2023 é determinada pelo MEC para o preenchimento das vagas remanescentes não preenchidas pelos estudantes convocados na primeira chamada.

Geralmente essa chamada ocorre em fevereiro / começo de março. Uma outra forma de estudar com direito a bolsa, é por meio das vagas remanescentes Prouni 2023.


Lista de espera Prouni 

A lista de espera Prouni 2023 é mais um dos recursos que o estudante tem caso não seja aprovado em nenhuma dessas duas chamadas.

O candidato deve manifestar a vontade de participar dessa lista de espera que fica disponível no site oficial.

Essa lista de espera é utilizada pelas instituições de ensino privadas para a convocação dos candidatos.

Para participar dessa lista de espera é necessário:

  • Visitar esse site e confirmar o interesse em participar dessa lista dentro do prazo estipulado no cronograma.

Saiba também sobre o Prouni 2023 segundo semestre!

Back To Top